fbpx
capa do espetáculo

os saltimbancos

Temporada

de 04/02/2017 a 26/03/2017

Duração

50 minutos

Classificação

3 anos

Com texto de Sergio Bardotti e Luis Enrique Bacalov, tradução e adaptação de Chico Buarque de Hollanda, a montagem com direção de Fezu Duarte esteve em cartaz numa temporada de sucesso em mais de quatro anos e foi vista por mais de 150 mil pessoas. Agora a peça volta renovada para encantar mais algumas gerações de crianças.

 

A montagem tem parte do elenco que já se apresentou na temporada anterior – os atores Diego Rodda, Juliana Romano, Marcelo Diaz e Rosy Aragão – e apresenta atores selecionados no Programa de Inserção no Mercado de Teatro (PIT): Gabriel Neumann, Giovana Possenti Boffa, Marita Cunha Prado e Thiago Guimarães.

 

A peça conta a famosa história dos quatro bichos – um jumento, uma galinha, um cachorro e uma gata – que formam um grupo musical e partem para a cidade para tentar a carreira musical. Durante a jornada muitas coisas acontecem e os animais percebem que a cidade com que tanto sonham não é o melhor lugar para viver.

 

A montagem foi indicada ao Prêmio Femsa de Teatro Infantil e Jovem em cinco categorias: Melhor Espetáculo Infantil, Diretor (Fezu Duarte), Cenógrafo (Kleber Montanheiro), Melhor Figurino (As Mariposas) e Melhor Atriz (Bruna Guerin).

 

A encenação de “Os Saltimbancos” é baseada na linguagem de quadrinhos, em que tudo pode acontecer a partir de qualquer pensamento de um personagem, sem necessariamente pertencer ao um tempo real ou uma realidade concreta. A diretora incluiu na montagem quatro personagens chamados por ela como “o povo de lá”. Eles interferem o tempo todo nas cenas dos bichos, criando situações inusitadas. “Esta estética de HQ é uma pesquisa minha que trago para o teatro e estes personagens do “povo de lá” provocam mudanças repentinas nas cenas imprimindo um ritmo muito ágil e trazendo sempre informações novas”, explica Fezu.

 

A diretora pensa na nova geração de crianças com raciocínio ágil, graças a todo aparato tecnológico que elas têm contato. Na peça, tudo pode acontecer no ritmo da imaginação. “O público tem a experiência interativa da internet. Para conquistar a atenção destas crianças é necessário este dinamismo”.

 

A trilha sonora é a original de “Os Saltimbancos”, que inclui canções como “História de Uma Gata” e “Bicharia”. O espetáculo traz algumas músicas do filme “Os Saltimbancos Trapalhões” e canções com estilo pop. A diretora conta que sempre imagina a vida com uma trilha sonora adequada para cada momento. “Imagino uma música que vem do céu, que acontece naquele momento para ser a trilha da vida. Foi esta a brincadeira que fizemos o tempo todo nesta montagem”, conta. Este jogo lúdico com direção musical de Ivan Parente inspirou a inusitada trilha que junta “A Vida do Viajante”, de Luiz Gonzaga, a “Super Fantástico”, da Turma do Balão Mágico.

 

A coreografia é assinada por Juliana Sanches, que trabalhou também nas coreografias das peças “A Sessão da Tarde ou Você Não Soube Me Amar” e “Lado B – Mudaram as Estações”, dirigidas por Fezu Duarte.

Ficha Técnica

Texto

Sergio Bardotti e Luiz Enrique Bacalov

Tradução e adaptação

Chico Buarque

Direção geral

Fezu Duarte

Elenco

Juliana Romano, Marcelo Diaz, Rosy Aragão, William Franklin,  Gabriel Neumann, Giovana Possenti Boffa, Marita Prado, Thiago Guimarães. Elenco stand in: Barbara Magalhães e Mayara Justino.

Coreografia e assistência de direção

Juliana Sanches

Direção musical

Ivan Parente

Design de som

Janice Rodrigues

Assistente

Bruno dos Reis

Produção musical e arranjos

Joel “Doc” Pereira

Assistente e arranjos

Vinícius de Loiola

Criação de figurinos e adereços

As Mariposas (coordenação Maria Zuquim e Juliana Napolitano)

Criação de cenários e iluminação

Kleber Montanheiro

Coordenação de produção

Isabel Gomez

Administração e assistente de produção

Felipe Costa

Estagiário de produção

Pedro Pó

Texto “Sonho Cidade”

Marcos Ferraz

Trilha Sonora Adicional

Fezu Duarte, Juliana Sanches e colaboração do elenco

Assistentes de cenografia

Adriana Chung e Cristhian do Amaral

Costureiras

Euda Alves de Souza, Cida de Andrade, Irene Victa da Silva e Suzy Pereira

Confecção de chapéus

Pula

Bordadeira

Maily Carbone

Produção gráfica

Winnie Affonso

Fotografia

Ike Levy e Everson Borges

Produtores associados – Projeto PIT

Barbára Magalhães, Bruna Mesquita da Rocha, Carolina Kiefer Kruchin, Maria Julia Simon, Mayara Justino, Nathalia Leandro

Realização

Doidim Produções Artísticas

Coordenação geral

Léo Steinbruch

Acesso Rápido

COMPRE SEU INGRESSO ONLINE

ATENDIMENTO E BILHETERIA

TELEVENDAS

DESCONTOS

GRUPOS, PROJETOS, ESCOLAS E EVENTOS

PROTOCOLOS

Acesso rápido

COMPRE SEU INGRESSO ONLINE

ATENDIMENTO E BILHETERIA

TELEVENDAS

DESCONTOS

GRUPOS, PROJETOS, ESCOLAS E EVENTOS

PROTOCOLOS

sobre a peça

Confira algumas imagens
do espetáculo

SAIU NA IMPRENSA

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. 

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.

Lorem ipsum dolor sit amet

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.